CAF, autorregulador de aquisições e fusões, firma parceria com Previc

Entidades celebram acordo de cooperação técnica para estímulo ao mercado de capitais e às entidades fechadas de previdência complementar

São Paulo, 27 de fevereiro de 2019 – O CAF (Comitê de Aquisições e Fusões) e a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) firmaram acordo de cooperação com objetivo ao fomento e ao estímulo do mercado de capitais e das entidades fechadas de previdência complementar, conhecidas como EFPCs.

A parceria visa a valorização das melhores práticas de governança corporativa aplicáveis em ofertas públicas de aquisição de ações (OPAs) e reorganizações societárias envolvendo companhias abertas que podem compor a carteira de renda variável das EFPCs. Além disso, busca dar suporte na elaboração de normas e no intercâmbio de informações entre as entidades.

“A celebração desse convênio é importante por diversos motivos. Ela sinaliza a preocupação da Previc com as melhores práticas de governança em companhias investidas por entidades de previdência complementar, em especial nas reorganizações societárias e em ofertas públicas. É também uma importante oportunidade de consolidação para o CAF, uma vez mais reconhecido como um dos mecanismos que asseguram a adoção daquelas melhores práticas nas operações realizadas em nosso mercado”, afirma o atual presidente do CAF, Otavio Yazbek.

“A parceria contribui para o fortalecimento da governança do setor de previdência complementar fechada ao aprimorar a interlocução com atores relevantes do mercado de capitais com experiência no tema”, ressalta Fábio Coelho, Diretor-Superintendente da Previc.

SOBRE O CAF

O CAF é uma entidade privada de autorregulação voluntária, com especialização, celeridade e precisão, cujo objetivo é, entre outros, assegurar tratamento igualitário e/ou equitativo entre acionistas em OPAs e reorganizações societárias envolvendo companhias listadas brasileiras. O Colegiado do CAF é composto por onze membros com ilibada reputação bem como reconhecida experiência e competência nas matérias relativas ao mercado de valores mobiliários. O comitê conta com o apoio técnico e administrativo da ACAF, associação sem fins lucrativos formada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, e pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Mais informações em www.cafbrasil.org.br.

SOBRE A PREVIC

A Previc é a Autarquia federal responsável pela supervisão das atividades e operações das entidades fechadas de previdência complementar. Recentemente, disponibilizou consulta pública que trata do detalhamento de princípios, regras e práticas de governança, gestão e controles internos a serem observados pelas fundações.

Mais informações em www.previc.gov.br.


Imagens
(clique na foto para abrir a versão em alta resolução)

OtavioYazbek-FabioCoelho-130px
Otavio Yazbek, presidente do CAF (à esq.) e Fabio Coelho, superintendente da Previc
Foto: Cibele Barreto

FabioCoelho-VanessaBrenneke-130px
Fábio Coelho, superintendente da Previc e Vanessa Brenneke, diretora executiva da ACAF
Foto: Cibele Barreto

VanessaBrenneke-DanielSonder-OtavioYazbek-PatriciaHerculano-FabioCoelho-AlbertoKiraly-130px
Vanessa Brenneke, Daniel Sonder, membro do Conselho de Administração e Supervisão da ACAF, Otavio Yazbek, Patricia Herculano, Presidente do Conselho de Administração e Supervisão da ACAF, Fabio Coelho, Superintendente da Previc e Alberto Kiraly, diretor executivo da ACAF
Foto: Cibele Barreto